Notícias de fato

Jornalismo feito por um time de primeira

Deputado defende distribuição gratuita de sacolas biodegradáveis

Posted by Da Redação em 31 de maio de 2012

Por Graciliano Cândido

Com nova lei em exercício que proíbe os supermercados a fornecerem sacolas plásticas aos consumidores, consumidores precisam se adaptar para promover a preservação do meio ambiente. Em diversos comércios, é possível encontrar clientes acomodando as compras em caixas de papelão, ou levando de casa, sacolas de pano, que são reutilizáveis por diversas vezes.

Nova medida divide consumidores, muitos são contra a proibição outros a favor. Deputado Federal Junji Abe (PSD-SP), discursou na tribuna para que seja distribuída sacolas biodegradáveis para os consumidores. Ele considera proibição como inútil, pois os consumidores tem direito a meios gratuitos para transportar compras e defende que o foco deve ser na conscientização. “Não basta simplesmente proibir a distribuição de sacolinhas e fazer o consumidor pagar por biodegradáveis ou retornáveis”, expõe.

Além de ser obrigado a pagar por sacolas biodegradáveis para transportar suas compras, o consumidor, principalmente o de baixa renda, fica impedido de reutilizar as sacolinhas plásticas para acondicionar os resíduos domésticos. “Paga para carregar o que compra. Paga pelo saco, bem mais poluente, onde colocará o lixo?”, argumentou Junji.

Durante o uso da palavra, o deputado federal, citou a decisão do Conar – Conselho de Autorregulamentação Publicitária que manteve a suspensão da campanha “Vamos tirar o planeta do sufoco” em todas as mídias, inclusive as eletrônicas, como blogs, sites, rádios, TV e publicidade interna das lojas de supermercados. “Porque é uma mentira descabida”, disparou Junji, acrescentando que o fim da distribuição gratuita de sacolinhas “não vai tirar planeta algum do sufoco”, completou.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: