Notícias de fato

Jornalismo feito por um time de primeira

Escritor mostra outra fase do cineasta Glauber Rocha

Posted by Da Redação em 16 de junho de 2012

Por Adimar de Barros Jr., Especial para o Notícias de Fato

Em sua passagem por Brasília, Nelson Motta aproveitou para lançar seu mais novo livro: “A primavera do dragão – A juventude de Glauber Rocha”. Nelsinho conhecido e admirado pelas suas múltiplas atividades entre elas: jornalista, produtor musical, compositor, escritor aproveitou o momento para uma conversa com o público presente ao evento.

Bem descontraído Nelson abordou em um bate-papo descontraído, vários assuntos e matou a curiosidade das pessoas que acompanham de perto seu trabalho. Ele explicou por que na sua lista de oito livros lançados existem somente duas biografias de seus grandes amigos Tim Maia e Glauber Rocha. “Foi uma maneira que encontrei de homenageá-los”. Questionado por que resolveu escrever a biografia de Glauber abordando sua juventude ele disse: “Quis pegar uma face da vida do Glauber que eu não conhecia”.

Nelson se lembrou como conheceu Glauber: “Foi na saída do filme Deus e o diabo na terra do sol em 1964”. Um amigo em comum os apresentou e por acaso descobriram que eram vizinhos e começaram a se encontrar com freqüência o que serviu para fortalecer a amizade dos dois.

Ele disse também que tinha essa idéia de fazer esse livro desde 89. Não o fez por que o também jornalista e escritor Zuenir Ventura tinha a intenção de escrever uma biografia sobre o cineasta. Como ele foi seu professor na faculdade de jornalismo Nelson não quis concorrer com seu velho Mestre. Por uma obra do destino ou como ele mesmo diz chamado “Glauberuano” Zuenir perdeu todas as suas anotações e pesquisas num assalto no Rio de Janeiro no final dos anos 80.

No enterro do jornalista Paulo Francis em 1996 encontrou-se com Zuenir e numa conversa informal foi perguntado como andava o projeto do livro sobre Glauber e foi autorizado a retomar o projeto. A conversa não de restringiu somente ao lançamento do livro Nelson contou sua relação com Tim Maia, Elis Regina, Rita Lee. Como um produtor musical que está na ativa desde os anos 70 para ele o Brasil é um país muito rico culturalmente e tem muito para mostrar.

Nelson cordialmente respondeu as perguntas da platéia sobre os mais diversos assuntos como o atual estágio do mercado fonográfico. “Muita gente me diz que o bom mesmo  eram o anos 80”.   Para ele os anos 80 foram bons onde surgiram nomes de peso do rock como: Barão Vermelho, Legião Urbana, Titãs etc. Todavia depois deles vieram Skank, Jota Quest, Raimundos, Marisa Monte entre outros.

Perguntado sobre a falta da cantora Cássia Eller( em 2011 faz exatos dez anos que ela nos deixou), Nelson foi enfático: “ Ela reunia a Suavidade da Marisa Monte a firmeza da Elis Regina e a irreverência de uma Rita Lee. Tudo Junto e misturado”.Nelson se diz a favor do compartilhamento de musicas na internet desde que não se ganhe dinheiro com isso.  “Podem fazer o que quiserem com as minhas musicas. Mas se forem ganhar dinheiro com elas quero o meu”, brinca ele.

2 Respostas to “Escritor mostra outra fase do cineasta Glauber Rocha”

  1. Henrique Melo said

    Muito boa a matéria!

    Curtir

  2. Hermeson Martins said

    Muito interessante a matéria, saber de momentos da história da música, da MPB principalmente. Grandes nomes da música popular brasileira, que ja se foram, é bom recordar momentos inesquecíveis para quem não teve a oportunidade de conhecer por completo a história de grandes artistas, como Renato Russo, Raul Seixas, Tim Maia.

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: