Notícias de fato

Jornalismo feito por um time de primeira

Ressaca: Como evitar, atenuar e/ou melhorar mais rápido

Posted by Da Redação em 1 de janeiro de 2016

Uma alimentação leve, com folhas verdes, lula e polvo, além de um suco verde auxilia na desintoxicação Foto: Graciliano Cândido/NF

Uma alimentação leve, com folhas verdes, lula e polvo, além de um suco verde auxilia na desintoxicação Foto: Graciliano Cândido/NF

Festas de fim de ano sempre ocorre exageros no consumo de bebidas alcoólicas, com essa realidade saiba como se livrar dos males do excesso

A ressaca é o conjunto de sintomas bem incômodos e por vezes incapacitantes que aparece já na manhã seguinte ao abuso de bebidas alcoólicas e pode durar horas ou mesmo dias. Ela surge devido a baixa ingestão de líquidos, alimentação inadequada, intoxicação pelo álcool ingerido e sintomas de “abstinência” do álcool.  Para o médico Ícaro Alves Alcântara, a maioria das causas é decorrente da desidratação que o álcool causa (50% dos casos) e 25% corresponde pela relativa desnutrição hipoglicemia que o abuso alcoólico causa – pouca (e ruim) alimentação junto e após consumo de álcool os outros 25% acontece de intoxicação do organismo, sobretudo fígado e cérebro (mas também de maneira importante, aparelho gastrintestinal, músculos e pulmões), combinada à falta que o cérebro sente do efeito estimulante inicial do álcool.

Os sintomas do impacto da ressaca são os mais diversos, desde tonteira, dores de cabeça, vômito e mal estar.

 

Como evitar a ressaca:

– Não ingerir bebidas alcoólicas (óbvio)

– Se for beber mesmo, não cometer excesso

– Não beba, mesmo a mínima quantidade, se não estiver se sentindo bem por qualquer motivo (físico, mental, etc.).

Como atenuar a ressaca:

– Não beber em excesso

– Alternar o máximo possível de água entre os drinks alcoólicos

– Nunca beber de “estômago vazio” – alimentos ricos em proteínas e boas gorduras são “ótimas pedidas”

– Alimentar-se regularmente durante a “bebedeira”

– Preferir sempre bebidas de qualidade

– Respeitar a hora de parar: Lembre-se sempre que quando você começa a sentir efeitos desagradáveis ainda há quantidade de álcool já ingerida nos seus intestinos, sendo absorvida

– Se fumar, o mínimo possível (evite sobrecarga de ainda mais toxinas).

– Beber pelo menos um copo cheio de suco natural logo antes de dormir (ou alimentação leve- boa quantidade de água).

No dia seguinte:

Alimentos leves, regularmente

Muita água, regularmente

Exercício físico bem leve (uma caminhada, por exemplo) ajuda na desintoxicação.

A orientação é clara, respeitar os limites é fundamental para saber o momento certo de parar de beber álcool .  “Errar uma vez é humano, mas repetir não é muito inteligente”, destaca Ícaro Alves. Ele orienta ainda para ter cuidado com overdose de medicamentos ou mesmo chás, visto que o fígado está tendo muito trabalho e não necessita ter mais.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: