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Caiu na folia e quer voltar pra rotina? Siga as orientações do médico

Posted by Da Redação em 8 de fevereiro de 2016

_JAC5243Pra quem exagerou no Carnaval, é válido seguir regras para curtir bem e voltar ao trabalho renovado

 

Quem curte muito samba e deixa os cuidados básicos com a saúde de lado, precisa ficar atento nos impactos da folia, sobretudo na volta ao trabalho. É comum que já nos primeiros dias os sintomas da ressaca possam surgir para quem não se preveniu adequadamente, desde mal estar e náuseas a sonolência e falta de energia. Ela surge devido sobretudo a baixa ingestão de líquidos, alimentação inadequada, intoxicação pelo álcool ingerido e sintomas de “abstinência” do álcool.

 

Para o médico Ícaro Alves Alcântara, a maioria das ressacas é decorrente da desidratação que o álcool causa (50% dos casos) e 25% corresponde pela relativa desnutrição e hipoglicemia que o abuso alcoólico causa – pouca (e ruim) alimentação junto e após consumo de álcool – os outros 25% acontecem pela intoxicação do organismo, sobretudo fígado e cérebro (mas também de maneira importante, aparelho gastrintestinal, músculos e pulmões), combinada à falta que o cérebro sente do efeito estimulante inicial do álcool. Consumir água regularmente, a cada hora é fundamental, mesmo que esteja consumindo bebida alcoólica. Dessa forma, a hidratação minimiza o impacto da bebida alcoólica no organismo. “O ideal é intercalar um copo de cerveja, por exemplo, com um de água”, orienta.

 

Como atenuar a ressaca:

 

– Não beber em excesso

– Alternar o máximo possível de água entre os drinks alcoólicos

– Nunca beber de “estômago vazio” – alimentos ricos em proteínas e boas gorduras são “ótimas pedidas”

– Alimentar-se regularmente durante a “bebedeira”

– Preferir sempre bebidas de qualidade

– Respeitar a hora de parar: Lembre-se sempre que quando você começa a sentir efeitos desagradáveis ainda há quantidade de álcool já ingerida nos seus intestinos, sendo absorvida

– Se fumar, o mínimo possível (evite sobrecarga de ainda mais toxinas).

– Beber pelo menos um copo cheio de suco natural logo antes de dormir (ou alimentação leve e boa quantidade de água).

 

No dia seguinte:

Alimentos leves, regularmente

Muita água, regularmente

Exercício físico bem leve (uma caminhada, por exemplo) ajuda na desintoxicação.

 

Alimentação – Nos carnavais tradicionais, como é o caso de Brasília, os blocos desfilam em grandes avenidas e fazem com que os foliões tenham poucas opções de alimentação, assim sujeitando-os a alimentos mal acondicionados e com preparo de qualidade duvidosa. A ingestão destes pode causar ou agravar desnutrição e/ou intoxicação alimentar.

 

Sono – O necessário para se ter um sono adequado, com descanso de corpo e mente, basicamente são 6 a 9h de sono de qualidade diário: o ambiente precisa estar silencioso e escuro para que a tranquilidade permeie o momento de descanso. Sabemos que em épocas de festas isso é quase impossível para a maioria das pessoas; os períodos pequenos demais dedicados ao sono levam a cansaço e vão sobrecarregando o organismo com o passar dos dias. Por isso já no final do carnaval e após ele é comum as pessoas chegarem ao trabalho sonolentas e até exaustas.

 

Gerenciador de Saúde

 

Para auxiliar na otimização da rotina acelerada das pessoas, o Dr. Ícaro Alcântara criou um aplicativo para aparelhos móveis com a finalidade de auxiliar a lembrar das tarefas importantes e indispensáveis do dia-a-dia.  O “Gerenciador saúde – Dr. Ícaro” busca ser um companheiro da rotina dos usuários: na plataforma, as pessoas podem indicar os horários em que realizam as principais atividades (acordar, tomar café, almoçar, tomar banho, treinar, consumir suplementos, fazer respirações profundas). Além disso, de hora em hora avisa para tomar água. Dessa mesma forma ocorrem os avisos sonoros para a alimentação regularmente adequada.

 

O médico

 

Dr. Ícaro Alves Alcântara é graduado em Medicina pela Universidade de Brasília, especialista em Homeopatia pela Associação Médico Homeopática Brasileira e pós-graduado em Estratégia Ortomolecular em Medicina. Já atendeu mais de 30 mil pacientes e, além de clinicar, ministra palestras e cursos sobre saúde e “medicina do estilo de vida”, um conceito ainda novo no Brasil que propõe a promoção da qualidade de vida e a da saúde por meio da adoção de hábitos e atitudes simples.

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