Notícias de fato

Jornalismo feito por um time de primeira

Artigo: Dois séculos de constante evolução

 A chegada da família real em 1808 marca também a chegada da imprensa ao Brasil. É, a imprensa brasileira está completando 200 anos. Muita coisa mudou em dois séculos, e a imprensa também mudou. Entre altos e baixos, a imprensa manteve-se presente acompanhando a evolução do país.

 No inicio do século 19, os jornais eram escritos exclusivamente para divulgar os feitos da nobreza real. Divulgava-se apenas notícias boas em relação ao Brasil. A censura já dava o ar da graça. Para criticar a monarquia foi preciso editar um jornal em Londres e contrabandeá-lo de navio.

 

Com o passar dos anos (e por que não dizer das décadas), a imprensa foi ganhando autonomia. Com muito custo tornou-se o instrumento de manifestação do descontentamento da sociedade. O povo ganha voz e pode gritar contra as mazelas dos governantes. A força da imprensa é tão grande que o governo decide controlá-la. Tem início uma verdadeira caça às bruxas.

 

Foram vários os períodos turbulentos, em que a imprensa viveu em pé de guerra com os governantes do país. Uma guerra desleal na qual apenas um lado tinha vantagem. Escrever contra o regime era assinar um atestado de traição contra a nação. Traição que muitas vezes era punida com a morte.

 

Quando o século 20 se aproximava do final, a imprensa brasileira volta a ter autonomia, e ganha status de quarto poder. Um poder que desvirtuou todo o conceito que Hipólito José da Silva buscou ao contrabandear seu periódico de Londres. Hoje a notícia vira mercadoria que deve ser vendida a todo custo.  Parece que 200 anos não foi suficiente para a imprensa encontrar sua real identidade.

HistóriaFotos / Imprensa Alternativa / Imprensa Tardia / Censura / Jornalismo On Line / Jornalismo cidadão / Jornalismo Operário

3 Respostas to “Artigo: Dois séculos de constante evolução”

  1. […]  História / Imprensa Alternativa / Imprensa Tardia / Censura / Jornalismo On Line / Jornalismo cidadão / Jornalismo Operário / Artigo […]

    Curtir

  2. jkjornal said

    Bom artigo!!

    Material nota 10! Parabéns!

    Curtir

  3. Érica said

    Muito bom!!!
    Fiz um trabalho na faculdade sobre esse assunto e, foi muito legal,adorei ter feito.
    \o/

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: