Notícias de fato

Jornalismo feito por um time de primeira

Censura na Imprensa

Google ImagensDurante o período da ditadura militar a imprensa brasileira sofreu uma grande perseguição. Com a promulgação do AI 5 todas as publicações passavam por uma aprovação prévia.  Alguns jornais eram publicados com páginas em branco, outros usavam os espaços deixados pelas matérias vetadas e inseriam trechos do poema Os Lusíadas, e até receitas de bolo como forma de protesto. Vários jornalistas foram perseguidos, o caso mais famoso é o do jornalista Vladimir Hezorg, assassinato em uma sela do Dói Codi. 

 

Matérias relacionadas:

 

Presidente do STF defende censura à imprensa

 

Google ImagensNo mesmo encontro no qual o presidente do STF, Gilmar Mendes, defendeu abertamente o encerramento das discussões que estão sendo feitas na imprensa sobre a lei da Anistia, discussão esta que ameaça diretamente os militares que torturaram e mataram nos anos da ditadura militar, este também defendeu a censura á imprensa.Mendes declarou em diversas falas que o jornalismo pode ser sim censurado, chegando a dizê-lo literalmente. “É possível, sim, em alguns casos, haver a limitação da liberdade de imprensa” (O Globo Online, 11 de agosto de 2008).

 

Leia a matéria completa.

 A imprensa e a ditadura militar

 

Google ImagensA liberdade de imprensa foi assegurada aos brasileiros em 28 de agosto de 1821, assinada por D. Pedro I, mas, cento e cinqüenta e um anos depois, em 6 de setembro de 1972, o decreto de D. Pedro foi censurado pelo Departamento da Polícia Federal, com a seguinte ordem a todos os jornais do País: “Está proibida a publicação do decreto de D. Pedro I, datado do século passado, seria realmente cômico se não fosse verdadeiro.

 

 

 

Leia a matéria completa.

 

Mais matérias relacionadas:


Censura Ética e Moral na TV.

Correio
Censurado 
Os anos das trevas.

CENSURA TOGADA: Uma ameaça atual

 

Veja o documentário da TV Câmara que trata da resistência nas artes e na imprensa no período da ditadura militar que vai de 1968 a 1979. Dividido em três partes.

 

Parte 1:

   Parte 2:  

 

 

Parte 3:

 

 HistóriaFotos / Imprensa Alternativa / Imprensa Tardia / Jornalismo On Line / Jornalismo cidadão / Jornalismo Operário / Artigo

2 Respostas to “Censura na Imprensa”

  1. […] / Imprensa Alternativa / Imprensa Tardia / Censura / Jornalismo On Line / Jornalismo cidadão / Jornalismo Operário / […]

    Curtir

  2. […] https://noticiasdefato.wordpress.com/reportagem-especial-200-anos-de-imprensa-no-brasil/censura-na-im… […]

    Curtir

Deixe um comentário