Notícias de fato

Jornalismo feito por um time de primeira

Imprensa alternativa

Google imagens

Depois de participar de debates sobre a questão da mídia no Brasil e trocar idéias com jornalistas brasileiros, o jornalista uruguaio Mário Deugaudio escreveu matéria sobre a importância da imprensa alternativa para o processo democrático e apresentou algumas sugestões para efetivar a viabilização dessa idéia.

Um grupo de cidadãos brasileiros, jornalistas ou não, está colhendo assinaturas nos mais diversos pontos do Rio de Janeiro e do País, em defesa do fortalecimento e viabilização da imprensa alternativa à chamada Grande Imprensa. 

Matérias relacionadas: 

  Google Imagens Novos rumos para a imprensa alternativa
                   

São Paulo. Dia 8 de março. Nas ruas do centro da cidade, militantes realizam uma marcha em comemoração ao dia internacional das mulheres. Sem o mesmo agito, no Maksoud Plaza, hotel de luxo a uma quadra da Avenida Paulista, jornalistas (com predomínio absoluto dos homens) da imprensa alternativa (ou de esquerda como muitos preferem) passam o dia conversando, sem uma pauta pré-definida, sobre a situação da comunicação no país e no mundo.

Saiba mais 

 
 Abaixo-assinado em favor da Imprensa Alternativa

Google Imagens Depois de participar de debates sobre a questão da mídia no Brasil e trocar idéias com jornalistas brasileiros, o jornalista uruguaio Mário Deugaudio escreveu matéria sobre a importância da imprensa alternativa para o processo democrático e apresentou algumas sugestões para efetivar a viabilização dessa idéia. Um grupo de cidadãos brasileiros, jornalistas ou não, está colhendo assinaturas nos mais diversos pontos do Rio de Janeiro e do País, em defesa do fortalecimento e viabilização da imprensa alternativa à chamada Grande Imprensa. A matéria em questão foi encaminhada ao deputado Luis Eduardo Greenhalgh e o abaixo-assinado será encaminhado ao Congresso.

 Leia o artigo completo.

 
A importância da imprensa alternativa

 
Google ImagensSe você diz que ainda há uma imprensa alternativa nos dias de hojejá que o período “de ouro” deste tipo de imprensa foi durante a ditaduraentão você está dizendo, no mínimo, que existe uma outra imprensa, aquela que não é alternativa. Ou seja, seria o mesmo que dizer que há uma imprensa padrão, a dita grande imprensa. E que nós, da imprensa alternativa, nos opomos parcialmente a elas.

 

 

Leia o artigo completo.

 
Imprensa alternativa, procura-se

Google ImagensTodo debate sobre imprensa nasce viciado se não se estabelecer, de princípio, uma fronteira entre a imprensa formadora de opinião e a imprensa consolidadora de opinião. Há outros divisores, como os que definem públicos específicos, segmentos de mercado por faixa etária ou poder de compra, ou o alcance geográfico da mídia em questão. No entanto, o que determina a longevidade de uma marca de imprensa é a capacidade do veículo de formar opinião, ou seja, de enriquecer o debate com o qual se desenvolvem as idéias que fazem evoluir a sociedade.

 

 

Leia o artigo completo 

Imprensa alternativa e bobos da corte

Num post de ontem, em que reproduzi a Carta ao Leitor da Veja desta semana dando conta do excelente desempenho publicitário da revista, fiz um título com duas alusões, vejam lá: “É assim que se faz imprensa alternativa; o resto é seção de secos & molhados”. Um monte de leitor ficou feliz com a notícia, conforme se lê nos comentários. E também chegaram muxoxos. “Imprensa alternativa?”

Leia o artigo completo.

Mais matérias relacionadas: 

Imprensa alternativa, compromisso intelectual
Novos rumos para a imprensa alternativa
A importância da imprensa alternativa

 Veja o vídeo no qual Bernardo Kucinski compara a ética entre a Imprensa Alternativa e o jornalismo cássico. 

 

 
 
 
 

 

 HistóriaFotos / Imprensa Tardia / Censura / Jornalismo On Line / Jornalismo cidadão / Jornalismo Operário / Artigo

 


Uma resposta to “Imprensa alternativa”

  1. […] / Imprensa Alternativa / Imprensa Tardia / Censura / Jornalismo On Line / Jornalismo cidadão / Jornalismo Operário / […]

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: