Notícias de fato

Jornalismo feito por um time de primeira

Imprensa Tardia

Google ImagensEm pleno século XXI, 1 para cada 20 cidadãos desfruta o sabor da leitura do jornal diário. O preço dos jornais impressos são muitos caros e dificulta cada vez mais a leitura diárias das pessoas. Imprensa tardia, memória preservada Professor emérito da USP e fundador da Rede Alfredo de Carvalho – José Marques de Melo

 

 

 

 A tardia chegada da imprensa ao Brasil 

 

Google ImagensNo dia em que foi comemorado o bicentenário da Impressão Régia (13/05), o Observatório da Imprensa na TV, exibido pela TV Brasil discutiu a tardia instalação da primeira oficina tipográfica no Brasil. Ao logo de 2008, irão ao ar outros dois especiais sobre história da imprensa no país. No próximo mês, o Observatório contará a história do primeiro jornal brasileiro, o Correio Braziliense. Lançado em junho de 1808, em Londres, por Hipólito da Costa, o mensário pretendia para difundir, na colônia, as idéias que circulavam na Europa. Em setembro, o tema será a Gazeta do Rio de Janeiro o primeiro periódico impresso no país. Instrumento para a comunicação da coroa com os súditos tanto no Brasil quanto em Portugal, a folha era um dos principais produtos da Impressão Régia.

 

IMPRENSA NACIONAL CELEBRA OS 200 DA GAZETA DO RIO DE JANEIRO
 

Google ImagensHá exatos 200 anos, nascia a Gazeta do Rio de Janeiro. Nos seus 14 anos de existência, forneceu ao Rio de Janeiro e ao País algo fundamental: a informação. É com ela que as sociedades se firmam. E isso aconteceu com o Brasil. A partir de 1808, com a chegada da Corte Portuguesa, começou a formação do Estado nacional. Os pilares do Estado brasileiro foram erguidos por instituições como a Impressão Régia, criada pelo príncipe regente D. João, a 13 de maio de 1808.

 

Leia a matéria completa.

 

 O primeiro Jornal do Brasil

 

Google ImagensConsiderado o primeiro jornal a circular no Brasil datado de junho de 1808, era editado em Londres e enviado clandestinamente ao país. O periódico era dividido em segmentos dedicados à Política, ao Comércio e Artes, à Literatura e às Ciências e Miscelânea.

 

 

Leia a reportagem completa.

 

 

 HistóriaFotos / Imprensa Alternativa / Censura / Jornalismo On Line / Jornalismo cidadão / Jornalismo Operário / Artigo

 

 

 

Anúncios

Uma resposta to “Imprensa Tardia”

  1. […] / Imprensa Alternativa / Imprensa Tardia / Censura / Jornalismo On Line / Jornalismo cidadão / Jornalismo Operário / […]

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: