Notícias de fato

Jornalismo feito por um time de primeira

O “Garganta Profunda” é revelado

fonte: folhaOnLine

untitled

Fonte:Folha online

Em julho de 2005 acabou um dos maiores segredos da história do jornalismo, uma das peças-chave do escândalo de Watergate disse que a identidade do ‘Garganta Profunda’ -codinome da fonte central do jornal ‘The Washington Post’ na cobertura do caso- era uma questão menor.
‘Nem gastei muito tempo tentando descobrir. Não foi muito importante’, disse à Folha Gordon Liddy, 74, o homem que arquitetou a invasão da comitê do Partido Democrata em 1972, ação cuja repercussão levaria à renúncia do presidente republicano Richard Nixon dois anos mais tarde.
Ex-agente do FBI, Liddy era um dos integrantes da unidade de investigações especiais da Casa Branca e estava a poucas quadras do prédio quando os cinco invasores foram presos. Julgado, ficou quase cinco anos na prisão, mais de cem dias na solitária.
Passados mais de 30 anos do escândalo, Liddy mantém sua versão dos fatos, considerada por muitos uma teoria da conspiração.
Segundo ele, seu grupo invadiu o comitê democrata não para grampear o local, mas em busca de provas de uma rede de prostituição que teria elos no local e serviria a políticos do partido. De acordo com ele, não havia nenhuma intenção política.
Para Liddy, a atitude do ex-número dois do FBI W. Mark Felt -que era o ‘Garganta Profunda’- ‘foi desonrosa naquela época, é desonrosa agora’.
Crítico da mídia norte-americana, o ex-assessor de Nixon hoje tem um popular programa de ‘talk-show’ de extrema direita que é retransmitido por mais de 200 estações de rádio nos Estados Unidos.

Leia a seguir a entrevista que Liddy concedeu à Folha, por telefone.

<- voltar à página principal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: