Notícias de fato

Jornalismo feito por um time de primeira

Programa de computador supera QI humano pela primeira vez

Posted by Vinícius Ferreira em 12 de março de 2012

(Fonte: Inovação Tecnológica)

Cientistas da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, criaram um programa de computador capaz de ser mais inteligente do que o cérebro humano. O software simula a inteligencia artificial e tenta incorporar a forma como os humanos pensam nos computadores.

Até os dias atuais, os melhores programas matemáticos atigem um QI igual ou menor do que 100, que é a média dos seres humanos. Mas o novo software tem 150 de QI. Segundo Claes Strannegard, um dos cientistas do projeto, a ideia de elevar a inteligência está relacioanada a fazer com que os programas sejam mais espertos e consigam interpretar as informações da mesma forma ou próximo do que o homem faz.

Testes de QI, ou testes de inteligência, são baseados em dois tipos de problemas: primeiro, em matrizes progressivas que testam a capacidade para ver padrões em desenhos; e segundo, em sequências numéricas que testam a capacidade para ver padrões em números.

Modelo psicológico

A maioria dos programas de computador são feitos a partir de padrões matemáticos, o que os torna muitas vezez insensíveis a outros tipos de raciocínio. Uma simples questão de lógica, como, por exemplo, “1, 2, ?. O que vem a seguir?” pode ser interpretada de várias formas.

Enquanto a maioria das pessoas responderia 3, um programa matemático poderia ficar na dúvida se os dois números não fariam parte de uma sequência “1, 2, 1, 2”, ou “1, 2, 4, 6”.

Neste ponto entra o modelo psicológico do comportamento humano. Fazendo uma integração com os padrões matemáticos, ele diminui as falhas e simula um pouco melhor a forma humana de resolver problemas, segundo os pesquisadores.

O QI de 150 é resultado desta integração, mas ainda está distante da forma humana de pensar, afirmam os cientistas.

A realidade dos filmes de ficção científica que apontam para uma época e tempo em que os computadores vão pensar como humanos, por enquanto, vai continuar apenas nas telonas.

(veja outras notícias no Portal  http://www.ciencianodiaadia.org.br/)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: